< Voltar

 
 

Coaching - afinal, o que é?

 

O Coaching atua no campo do desempenho – resultado e realização pessoal –  influencia no desenvolvimento de padrões éticos, comportamentais e de excelência.

S Milaré - 10jul09

   

Coach é uma palavra antiga com origem em uma pequena vila húngara onde foi desenvolvida a carruagem coberta, chamada koczi, para proteger seus habitantes das intempéries regionais ao serem transportadas de um lugar para outro (Hendrickson, 1987). Esta palavra ao longo da história esteve associada ao transporte e mais recentemente ao esporte, onde um especialista treina e desenvolve um atleta ou uma equipe de atletas a atingirem suas metas. Também é utilizada no sentido de tutorado, alguém que guia os passos de uma pessoa para que esta tenha sucesso sustentado em valores e princípios. A utilização como forma de desenvolvimento de executivos é mais uma evolução do conceito que tem viajado através dos anos e significa ser um profissional qualificado a ajudar o executivo a expandir suas competências, levando-o de um posicionamento a outro, sustentado por seus princípios e valores.


Para Bardwick (2003) os Coaches ajudam as pessoas a crescerem através de questionamentos que buscam ampliar o seu auto-conceito. É um grande apoio para que a pessoa consiga enxergar mais longe do que conseguiria por si só. A esta atividade de ajuda, de forma metodológica e sistematizada, dá-se o nome de Coaching.
 

Para ser totalmente eficaz o Coaching deve possibilitar a integração de dois mundos, o mundo do trabalho com todas as suas variáveis e o mundo além dos limites organizacionais, freqüentemente negligenciado pelos livros de administração. Há vida além do trabalho. Conseguir ajudar uma pessoa ou uma equipe significa trabalhar com estes dois mundos, de forma integrada tanto estrategicamente quanto aos aspectos emergentes.
 

O que se espera das pessoas no trabalho hoje não é o mesmo que se esperava há alguns anos atrás, já que não é novidade para ninguém que as sociedades estão passando por grandes mudanças estruturais e sendo realinhadas em um processo de globalização econômica, política e tecnológica. Estas mudanças estão afetando diretamente as estratégias organizacionais e as decisões empresariais. O Coaching oferece a oportunidade de ajudar as pessoas a enfrentarem estes desafios em todos os níveis. Permite também que as pessoas aprendam enquanto estão trabalhando mantendo o ritmo e a rota.

O conceito do Coaching é sensivelmente diferente de Mentoring e de Couselling, ambas as ferramentas utilizadas pelas empresas para desenvolvimento de pessoas. O Mentoring é um processo no qual o Mentee aprende sobre a cultura da organização onde está inserido. Um líder mais experiente desta organização decide ser um orientador para um novo líder ou um novo empregado, o qual pode ser tido como alto potencial. O trabalho do mentor é preparar este alto potencial para promoção ou para aumentar sua responsabilidade, realizando os ajustes finos referentes às características comportamentais ou desempenho, aumentando a sua exposição para outras áreas da organização, para que os outros pares reconheçam esta promessa de desempenho.

 

Já o Couselling é um tipo de Aconselhamento para a orientação de problemas. É fonte de consulta e recomendações. Geralmente o Conselheiro é respeitado pela quantidade e qualidade das informações que detém. O contato é pontual. Um empregado pode procurar seu líder solicitando um conselho ou perguntando como resolver um problema. O líder ouve e dá sugestões.
 

Quanto à tipologia, o Coaching, pode ser dividido em Individual, onde a pessoa física é quem procura a ajuda profissional por iniciativa própria, no sentido de realizar mudanças que promovam o seu auto-desenvolvimento. E Corporativo, onde é a Pessoa Jurídica quem contrata a ajuda profissional, para atender um ou mais funcionários, no sentido de promover mudanças pessoais que possam ser convertidas em resultados positivos para a organização.
 

O Coaching atua no campo do desempenho – resultado e realização pessoal – e influencia no desenvolvimento de padrões éticos, comportamentais e de excelência. O Coaching dá apoio aos novos sistemas e ao processo de mudança pessoal profunda e sustentada. Portanto, ser indicado para participar de um programa de Coaching, significa que se pretende obter mudanças no desempenho. Para isso, é necessário que a ajuda seja aceita, que haja comprometimento para a atuar dentro do contrato que será estabelecido e é preciso esforço pessoal para alcançar os objetivos propostos.
 

O Coach não possui autoridade corporativa alguma, mas exerce uma influência considerável. Sem autoridade formal nem responsabilidade direta, o maior desejo do Coach é afetar profundamente a forma como a pessoa pensa e como se comporta.

InvestGraf Investment Coaching © 2015 Todos os direitos reservados