< Voltar

 
 

LTA - o que é e como usar!

Por mais simples que seja, conhecer e respeitar uma Linha de Tendência de Alta, pode ajudar a evitar perdas desnecessárias, e gerar buybacks lucrativos.

E Itabaiana - 24abr08  (rev. 16mai18)

   

A sigla LTA significa Linha de Tendência de Alta, ou seja, uma linha ascendente que aparece debaixo dos símbolos das cotações, por exemplo em nosso caso, candlesticks. Colocamos a LTA em vermelho, e ressaltamos que 'enquanto os preços estiverem acima dessa linha, a tendência será de alta', tal e como seu nome a define.

O tamanho da LTA define o tempo da tendência, além de mostrar o tamanho de risco de uma possível queda, mesmo em um processo de alta.

Quando o preço de uma ação cai e perde essa linha, significa que a tendência de alta, desde seu início, foi perdida e consequentemente não estará mais subindo como até então, portanto estará de lado ou caindo, mas em qualquer caso, já não estará subindo. Não há nada que possa mudar isso! A perda da LTA é um momento inequívoco de venda!

Em não ocorrendo a venda, passaremos de Investidores com estratégia, negando tudo pela ganância e falta de disciplina, transformando-nos em 'torcedores', partindo para o 'acho que vai voltar e subir'... Essa é uma manifestação comum do maior desafio para operar na Bolsa de Valores, que é lidar com nossas próprias emoções de ganância (e medo).

Recordo a frase: - só sobe se subir! ou seja, se estiver caindo não estará subindo! Simples e lógico não? Que argumento poderia ir contra?

Mesmo para daqueles que creem em análises complexas, noticias e rumores, vale a pena compreender as consequências e o alcance de se respeitar uma LTA. Pode ser a diferença entre quebrar e enriquecer!

O fato de que a explicação gráfica das Linhas de Tendência não contenha alegorias nem explicações mais detalhadas que possam dar lugar a interpretações, é porque sua essência é clara e é o que a faz poderosa, porque vai direto à inteligência, sem mistérios ou segredos.

Unindo essa inteligência aos indicadores MACD, Fractal, Bollinger e o fato de que na cabeça de Pivot ou um topo histórico (TH), seja no preço ou no MACD, haverá sempre o risco de bater e voltar em topo duplo. Assim, a análise correta da LTA é muito, mas muito proveitosa.

Vale lembrar também que "Não ganhar é melhor do que perder!" ou seja, é prudente nesses momentos, em se perdendo a LTA, sair do mercado vendendo, esperando zerado para entender para onde irá definir-se a próxima tendência, até mesmo por que, de novo: Só sobe se subir!

Então, se voltar a subir e romper uma LTB, mostrando uma reação depois de um 61.8%, formando uma nova LTA com possível Pivot de Alta, junto com um MACD, Fractal, Bollinger e manada favoráveis; compra-se outra vez!

A isso chamamos de "buyback", ou 'recompra'. Boas, contínuas e consistentes operações de buyback, com recompra em maior quantidade por menor preço, é o grande e talvez único segredo para se operar bem e obter sucesso na Bolsa de Valores.

As estratégias de compra e venda usadas pela InvestGraf, estão na página "Skript".
 

InvestGraf Investment Coaching © 2015 Todos os direitos reservados